Artistas

Artistas

Performances Arco Cultural

A Arco Cultural RS desenvolve, há mais de 15 anos, um trabalho dedicado à curadoria de artistas e projetos culturais. Conectamos músicos locais e internacionais a iniciativas que buscam excelência artística e impacto cultural, além de construir parcerias com instituições nacionais e internacionais que fortalecem os laços entre diferentes culturas, como o New Orleans Jazz Museum e a Fundação Positive Vibrations, de New Orleans.

Sob a direção de Luciano Leães, nossa curadoria é impulsionada pela busca constante por espetáculos que vão além do entretenimento, proporcionando experiências que conectam o passado e o presente da música e que valorizam o diálogo e a reflexão. Cada projeto é pensado para elevar a qualidade dos eventos e ampliar a percepção do público sobre a relevância e a força dos artistas que apresentamos.

Tia Carroll (EUA)

A californiana Tia Carroll, vencedora de diversos prêmios, construiu discretamente um dos currículos mais impressionantes do cenário musical da Bay Area e se tornou uma das cantoras mais requisitadas da Costa Oeste dos Estados Unidos. Tia já foi atração principal em casas de shows e festivais ao redor do mundo, tanto com sua própria banda quanto acompanhada por bandas anfitriãs renomadas. Ela dividiu o palco com lendas como Ray Charles, Jimmy McCracklin, Syl Johnson, Sugar Pie DeSanto, B.B. King, Tommy Castro, Elvin Bishop, Igor Prado e Eric Gales. Reconhecida por sua energia contagiante e presença de palco cativante, Tia Carroll proporciona ao público de todas as partes do mundo um espetáculo inesquecível.

Whitney Shay (EUA)

Whitney Shay (nascida em 16 de setembro) é uma cantora e compositora americana de blues, soul e R&B. Até o momento, Shay lançou três álbuns, incluindo seu álbum de estreia em 2012, Soul Tonic. Ela venceu quatro vezes o San Diego Music Awards, incluindo o prêmio de "Melhor Artista do Ano" em 2019. Shay cita Etta James como sua maior influência, embora admire especialmente as cantoras da década de 1950, como Big Mama Thornton, Big Maybelle, Ruth Brown, LaVern Baker e Helen Humes.

Luana Pacheco e Orquestra Folie (RS)

A cantora e compositora Luana Pacheco celebra 20 anos de carreira e 15 anos de conexão com a cultura francesa com o espetáculo "Édith Piaf – uma história contada em canções", ao lado da Orquestra Folie. A apresentação traz à vida os maiores sucessos da icônica cantora francesa, como La Vie en Rose e Non, Je Ne Regrette Rien, em arranjos que resgatam a atmosfera original das gravações de Piaf. Vencedora do Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa e reconhecida pela revista francesa VOX como uma das personalidades inspiradoras ligadas à cultura francesa, Luana traz ao palco toda a emoção e intensidade que marcam sua trajetória artística.

Solon Fishbone

Solon Ferreira Coelho, também conhecido como "Solon Fishbone", é um guitarrista, cantor e compositor de 57 anos do sul do Brasil. Envolvido com música desde os 14 anos no início dos anos 80, Solon construiu uma sólida carreira na cena do blues brasileiro. Com seis álbuns lançados desde 1994, ele se apresentou em alguns dos festivais de blues mais importantes do país e dividiu o palco com artistas renomados como Derek Trucks, Wilson Pickett, Luther Allison, Jeff Healey, Roomful of Blues e Buddy Guy, para citar alguns. Solon tocou e gravou com artistas como Phil Guy, Billy Branch, Johnny Nicholas, James Wheeler e Eddie C. Campbell, entre outros, durante suas turnês brasileiras. Depois de 10 anos sem lançar um álbum, finalmente é hora de algo novo. Em Better Late, Solon confirma seu lugar no cenário do blues brasileiro, gênero ao qual se dedica desde os anos 1990.

Cerissa McQueen (EUA)

Cantora de Los Angeles, Califórnia que incorpora elementos do jazz, rock, soul, R&B, gospel, blues e funk. Com influências que vão de Aretha Franklin a Whitney Houston e Yolanda Adams, Cerissa apresenta uma experiência musical que ressoa com sua profunda conexão emocional e técnica vocal versátil. A cantora construiu uma carreira sólida, apresentando-se ao lado de gigantes da música como Quincy Jones, Earth Wind & Fire, Musiq Soulchild e Stevie Wonder.

Tom Worrell (EUA)

Um dos principais representantes do piano de New Orleans e indicado ao Grammy Awards 2025 pelo trabalho com Big Chief Monk Boudreaux, Tom Worrell é um pianista de primeira linha, veterano tanto das estradas quanto da cena musical de Nova Orleans. Ele incorpora como poucos os espíritos dos lendários Professor Longhair e James Booker. Ao longo de sua carreira, realizou turnês internacionais com Solomon Burke, Walter "Wolfman" Washington, The Wild Magnolias, Deacon John, Brother Tyrone, Marva Wright, entre outros. Hoje, Tom é considerado um dos grandes herdeiros da tradição pianística de New Orleans, mantendo viva a essência e o estilo inconfundível da cidade.

Keeshea Pratt (EUA)

Keeshea Pratt é uma premiada cantora de Jackson, Mississippi, com raízes profundas no blues, gospel e soul. Desde os seis anos de idade, dividiu o palco com lendas como Bobby Rush, Eddie Cotton, Grace Bumbry e Musiq Soulchild. Reconhecida por seu alcance vocal impressionante e presença de palco carismática, Pratt se destaca pela versatilidade, transitando por diversos gêneros musicais. Entre suas conquistas estão o prêmio de "Artista do Ano" no Jackson Music Awards (2012) e o título de vencedora do International Blues Challenge (2018) em Memphis. Hoje, ela é vista como uma influência para a nova geração de músicos.

Cleomenes Jr



Cleômenes Junior é saxofonista, flautista, professor, compositor, arranjador e bacharel em Música Popular pela UFRGS. Começou na música tocando saxofone na orquestra da igreja quando criança. Em 2022 Cleômenes lançou seu primeiro trabalho em carreira solo, Selva Urbana, no Agulha em Porto Alegre em um show lotado. O disco foi gravado por jovens músicos da nova geração da música instrumental gaúcha e lançado pelo selo Escápula Records. Este trabalho levou Cleômenes para importantes palcos, festivais e eventos como: Theatro São Pedro (RS) dentro da programação do Distrito Jazz, POA JAZZ, Teatro do Sesi dividindo a noite com Roberto Fonseca (Cuba) e Ida Nielsen (Noruega), Rio Montreux Jazz Festival (programação paralela do festival), Instituto Ling, Virada Sustentável (RS), Noite dos Museus (RS), Mistura Fina (Foyer do Theatro São Pedro). Como instrumentista e compositor atua na Trabalhos Espaciais Manuais, grupo que já se apresentou em diversas cidades e festivais (Psicodália, Distrito Jazz, Morrostock, Meca) e está prestes a lançar seu terceiro disco, atua também como primeiro saxofone alto da Brum Big Band - grupo liderado pelo guitarrista e compositor Lucas Brum, e, também atua na Kula Jazz - grupo de jazz contemporâneo que recém lançou seu segundo disco, Oxobi, em Vinil e teve show de lançamento lotado no Theatro São Pedro. Ainda como instrumentista, já dividiu o palco com nomes como: Danilo Caymmi, Mad Professor, Di Melo, Olinda Alessandrini, Gilberto Oliveira, Marietti Fialho, Glau Barros. Atualmente Cleômenes está trabalhando em seu segundo álbum solo.

Earl Thomas (EUA)

Earl Thomas Bridgeman (nascido em 29 de agosto de 1960) é um cantor de blues norte-americano da Califórnia, Estados Unidos. Ele também é compositor, com canções gravadas por artistas como Tom Jones, Etta James, Solomon Burke e Screamin' Jay Hawkins. Foi indicado duas vezes ao prêmio Grammy e venceu o San Diego Music Award quatro vezes.

Luciano Leães (RS)

Com quase 30 anos de carreira, o pianista e compositor brasileiro Luciano Leães é reconhecido como um dos principais representantes do piano de New Orleans no Brasil e, possivelmente, em toda a América Latina. Apelidado de "The Brazilian Professor" pela revista britânica Blues Matters!, Leães é celebrado por sua fusão única de R&B, jazz de New Orleans e ritmos sul-americanos. Em 2023, Leães fez história ao tornar-se o primeiro pianista brasileiro a se apresentar no New Orleans Jazz Museum. Seu talento também foi reconhecido com o Prêmio Açorianos de Música em 4 oportunidades.

Prado Brothers (São Paulo)

Os irmãos paulistanos Igor e Yuri Prado comemoram 25 anos de carreira e já conquistaram o respeito da cena Blues norte-americana. Seu álbum "Way Down South" foi o mais tocado nos EUA, de acordo com o Living Blues Chart de março de 2015, e foi indicado ao Blues Music Awards em 2016 como Melhor Novo Artista Estreante. Eles colaboraram e se apresentaram com artistas renomados como Kim Wilson, Rod Piazza, J.J. Jackson, Willie Walker e Curtis Salgado, entre outros. Já excursionaram por mais de 50 países ao redor do mundo. Em 2024, planejam lançar seu novo álbum intitulado “Prado Brothers Band”, que mesclará influências do blues e soul americano com elementos da música brasileira

Ronaldo Pereira


Ronaldo Pereira é Bacharel em Música Popular pela UFRGS, especializado em saxofone, compositor, educador e autor. Com uma paixão pelo saxofone e jazz desde a adolescência, ele se destacou na cena instrumental, participando de grupos como Kula e Luciano Leães & The Big Chiefs, e dividindo o palco com músicos renomados como Amaro Freitas, Filó Machado, Toninho Horta e James Francies. Lançou o álbum autoral "Flower of Life" e já atuou como solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Também é autor de um livro didático sobre improvisação musical e está preparando um novo álbum para 2025.

Newsletter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Estabelecendo pontes culturais entre pessoas e os elementos artísticos.

Serviços

Shows

Consultorias

Curadorias

Publicações

Arco

Parceiros

Cena Musical

Comunidade

Atendimento

Segunda-Sexta:

9h às 18horas

Sábado:

9h às 13horas

Contact Info

© 2025 ARCO CULTURAL